DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO
Composto por equipamentos que realizam o gerenciamento, supervisão e sinalização de quaisquer tipo de indícios de incêndio, principalmente fumaça. Proporcionam segurança, confiabilidade e permitem maior agilidade na localização de um eventual foco de incêndio.
O sistema de detecção e Alarme de Incêndio é constituído por um painel central microcontrolado que recebe informações de detectores automáticos, acionadores manuais e módulos para contato, através de um protocolo de comunicações, numa rede de 3 fios e envia alimentação para dispositivos de alarme como sirenes eletrônicas, audio-visuais do tipo convencionais.
Os elementos de campo de sinalização de entrada sempre serão endereçáveis, tendo-se no entanto a possibilidade de sinalização de dispositivos que forneçam contato seco NA (normalmente aberto), através de um módulo de endereçamento.
As informações de alarmes enviadas pelos elementos de campo são apresentadas na central através de um display de cristal líquido e de sinalizações do tipo LED, com todas as indicações no idioma português.
Os equipamentos atendem as prescrições da norma brasileira NBR 9441/94 para execução de sistemas de detecção e alarme de incêndio, onde se encontra suficiente informação para a sua correta instalação. É extremamente importante que as pessoas envolvidas com o projeto, desenvolvimento, instalação, manipulação e manutenção de todo o sistema, tenham conhecimento da referida norma.
CENTRAL DE MONITORAMENTO:
É o coração do sistema, registrando todos os eventos ocorridos, supervisionando as linhas de comunicação e de saída para acionamento de sirenes. Proporciona ao operador todas as indicações necessárias nos eventos de incêndio, identificando cada endereço individualmente, inclusive as informações de defeito nas linhas de endereçamento, saída de alimentação das sirenes, mediante texto alfanumérico definido pelo usuário.